7 Maneiras de Aumentar o Metabolismo

1. Beber água, principalmente gelada

Ao ser ingerida, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer o equilíbrio térmico. “Além disso, beber água cerca de uma hora antes das refeições, faz com que as pessoas comam menos”, dizem os especialistas.

2. Colocar pimenta na comida

A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina e, por consequência, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que libera energia.

3. Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

4. Praticar treino intervalado

O treino intervalado é um método que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas/médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), durante 30 minutos, no máximo. Esse treino faz com que o corpo continue a queimar calorias até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

5. Controlar o estresse

O estresse faz com que o corpo absorva altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.

6. Dormir bem

Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. “Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal”, dizem os médicos endocrinologistas.

7. Praticar musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia para acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para se manter ativo.

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