ALGUMAS DICAS PARA EMAGRECER (DE FORMA SAUDÁVEL E DEFINITIVA)

O excesso de peso deve ser encarado não como um problema fundamentalmente estético, mas sim como uma questão de saúde.

O indivíduo com excesso de peso se vê constantemente exposto a vários problemas de saúde, pois o sobrepeso e a obesidade estão frequentemente associados a uma dieta pouco saudável e ao sedentarismo.

Como se isso não fosse o bastante, algumas pessoas, influenciadas por padrões irreais de beleza, acabam procurando atalhos para conseguir perder peso, apelando para dietas da moda, que frequentemente são prejudiciais à saúde, ou para o uso substâncias químicas, muitas vezes sem a ajuda de um profissional de saúde.

O objetivo deste blog post não é apresentar fórmulas milagrosas para perder peso ou ensinar dicas secretas que farão você emagrecer rapidamente e sem esforço. Isso não existe!

O objetivo do texto é mostrar que a realização de pequenas mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida podem ter grande impacto a médio/longo prazo no controle do peso corporal ideal.

Se você não está familiarizado com conceitos simples, tais como índice de massa corporal, peso ideal e gasto calórico basal, sugerimos/recomendamos que adquira o Guia de Emagrecimento Dieta 7 Passos SB que em breve estará à venda na www.visy.com.br.

Como manter um peso saudável?

O processo de perda de peso pode ser simplificado como a diferença entre a quantidade de calorias que você ingere e a quantidade de calorias que o seu metabolismo queima diariamente.

Ou seja, se você ao longo dos dias consome mais calorias do que queima, você vai engordar.

Por outro lado, se o seu consumo diário de calorias é menor do que a quantidade de calorias que o seu corpo queima, você irá emagrecer.

Se a ingestão e a queima de calorias se equivalerem, o seu peso ficará mais ou menos estável.

Desta forma, podemos dividir as nossas dicas em dois grupos:

1. Dicas para consumir menos calorias ao longo do dia;

2. Dicas para aumentar a sua queima de calorias ao longo do dia.

Dicas para consumir menos calorias

1. Evite o consumo de refrigerantes

Uma única lata de Cola-Cola possui 35 gramas de açúcar, o que fornece 139 kcal.

Só como comparação, 35 gramas de açúcar são 8 a 10 colheres de chá de açúcar. Já 139 kcal é o gasto médio de uma caminhada de 40 minutos.

Se você consome mais do que uma simples lata de Coca-Cola por dia, o simples fato de interromper esse consumo, com toda certeza fará você perder alguns bons quilos em poucas semanas.

2. Procure saber a quantidade de açúcar das bebidas que você consome

Não são só os refrigerantes contêm excesso de açúcar! Antes de comprar uma bebida, veja a quantidade de açúcar e calorias da mesma.

Bebidas energéticas e produtos voltados para a hidratação durante atividade física, tais como Gatorade e Powerade, também possuem excesso de açúcar. Uma garrafa de Gatorate, por exemplo, tem 30 gramas de açúcar ou cerca de 8 colheres de chá de açúcar.

3. Não se deixe enganar por produtos industrializados que são chamados “naturais”

Muitas marcas de sucos em caixa ou garrafa, que se dizem feitos com 100% de fruta, na verdade adicionam açúcar para melhorar o sabor.

O fato de um suco de laranja ser feito com laranja de verdade não significa que o fabricante não possa ter adicionado açúcar à sua fórmula.

Veja sempre as referências nutricionais no verso. Se tiver adição de açúcar, evite, pois a fruta por si só já é um alimento rico em carboidratos.

4. Na hora da refeição, nunca encha o prato

Quando for comer, coloque menos comida do que você acha necessário.

Na hora da fome, a nossa capacidade de estimar a quantidade necessária de comida fica comprometida e, muitas vezes, comemos mais do que precisamos apenas para não deixar sobras de comida no prato.

Dicas para queimar mais calorias

1. Exercícios são essenciais

Um grande erro das pessoas que tentam emagrecer é achar que é fácil fazê-lo apenas reduzindo a ingestão de calorias.

O aumento do gasto calórico diário através de exercícios torna a perda de peso muito mais fácil. Do mesmo modo que uma alimentação correta é uma questão de hábito, praticar exercícios também é.

Os exercícios físicos queimam calorias não só no momento do próprio exercício, mas também por várias horas depois.

Uma pessoa que se exercita com regularidade queima mais calorias quando em repouso do que uma pessoa sedentária. Mesmo dormindo, o metabolismo de quem se exercita é mais acelerado do que o do sedentário.

2. Procure exercícios mais intensos

Se você não tem problemas cardiovasculares ou osteoarticulares, dê preferência a exercícios aeróbicos mais intensos para perder muitas calorias extras no dia.

Uma aula de spinning, por exemplo, pode fazer você perder de 500 a 800 calorias a mais em um único dia. Isso sem contar com os benefícios cardiovasculares de se ter uma boa resistência aeróbica.

3. Pelo menos, caminhe

Se você não consegue ou não pode correr, ande. Caminhar 30 minutos diariamente é suficiente.

4. Faça musculação e aeróbicos

Se tiver tempo e condições de saúde, tente fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos e depois mais 30 minutos de musculação. A frequência ideal é 4 a 5 vezes por semana.

5. Treine por pelo menos 30 minutos

Qualquer grau de exercício é melhor do que nada, porém, exercícios aeróbicos com menos de 20 minutos de duração não são tão eficientes para queimar a gordura.

Nos primeiros minutos queimamos apenas as reservas de açúcar. Para chegar às reservas de gordura, são necessários, pelo menos, 20 a 25 minutos de exercícios ininterruptos.

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