A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No entanto, alguns negócios são mais resistentes a crises.

É o caso das empresas que destacamos abaixo. Veja:

Vittude: startup que oferece terapia online, conectando psicólogos a pacientes sem que eles precisem sair de casa.

Há casos, inclusive, de pacientes brasileiros que moram no exterior e se consultam regularmente em sua língua nativa com profissionais por meio da plataforma.

A solução representa também um facilitador para pessoas que não têm tempo suficiente para se deslocarem pelos centros urbanos, mas desejam cuidar de sua saúde mental.

Site: https://www.vittude.com/

Hisnëk: startup de benefícios corporativos que criou a Inteligência Artificial Interativa (IVI) capaz de conversar com os colaboradores via videobot.

A interação permite identificar quem possui ou tem potencial de desenvolver algum transtorno psicológico sem revelar a identidade do colaborador.

Com a coleta desses dados anônimos, a Hisnëk cria um relatório mensal que avalia essas ações, propõe soluções assertivas para os grupos de risco e auxilia os RHs a melhorar a qualidade e vida no ambiente de trabalho mesmo com o home office.

Já são mais de 80 mil vidas auxiliadas pela startup em empresas como Nokia, Dasa e Alelo.

Site: https://hisnek.com/

ELAS: escola voltada para a liderança feminina que possuía uma agenda cheia de eventos, como os workshops e a 12ª turma do Programa ELAS – todos eles foram adiados.

Entretanto, a empresa enxergou uma oportunidade para evitar o contato social e lançou sua plataforma on-line, denominada “Plataforma da Escola ELAS”.

Assim, a partir do dia 16/03/2020, a escola disponibilizou os produtos físicos para o B2B e B2C, como, por exemplo, o Programa ELAS, na plataforma on-line.

Dessa forma, as alunas e empresas que contratarem os serviços da escola poderão dar continuidade às suas atividades sem precisar sair de casa.

Site: https://programaelas.com.br/

BoaConsulta: aplicativo de agendamento de consultas que simplifica um processo antes árduo de agendamento na rede particular.

Sem a necessidade dos livros de convênio e com a possibilidade de agendamentos a qualquer hora e lembretes.

Site: https://www.boaconsulta.com/

Dandelin: um aplicativo simples e fácil de usar para o usuário agendar consultas com médicos de mais de 30 especialidades.

Além disso, o usuário não vai pagar a consulta, paga apenas uma taxa mensal que nunca será maior do que 100 reais.

Irá, inclusive, incluir um selo de médicos indicados para atendimento caso o paciente tenha sintomas do Coronavírus.

Site: https://dandelin.io/

Raízs+, uma plataforma (aplicativo de celular) que conecta os interessados em alimentos orgânicos aos pequenos produtores (nós).

É saber de onde vem a comida, por um preço acessível ao consumidor e justo para o agricultor, valorizando essa mão de obra.

Além disso, opera em um modelo on-demand em que as folhas, legumes e verduras só são retirados do solo após a confirmação da compra, evitando o desperdício de produtos.

A iniciativa ainda permitirá economia de tempo – evitando a necessidade de deslocamento até um supermercado – de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e, também, limita a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção.

Além da conveniência, ao ajudar o cliente a se planejar com pedidos por meio das cestas de assinatura e pedidos avulsos, que se moldam a sua necessidade.

Ao todo são mais de 800 agricultores, todos certificados, que fazem parte da rede, cerca de 1000 clientes que já aderiram ao serviço de assinatura e aproximadamente 50 estabelecimentos que contam com a startup como fornecedora de alimentos.

Site: https://www.raizs.com.br/

Shopper.com.br: uma plataforma que auxilia os usuários a planejarem e economizarem nas compras de supermercado.

Muito mais que um supermercado on-line, a startup se destaca por ser um sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, pets e frutas.

Na plataforma, o cliente tem a flexibilidade de fazer ajustes no pedido, suspender a entrega ou reagendar para outra data.

Diferente de outros modelos de assinatura, a Shopper.com.br se atenta à necessidade dos seus consumidores e, por isso, não cobram nenhuma taxa a mais pela mudança, nem pelo cancelamento dos serviços.

Site: https://shopper.com.br/